sábado, 20 de agosto de 2011

Se eu fosse... Autora: Silvana Pinheiro Taets

Se eu fosse...

Se eu fosse um peixinho
e soubesse nadar
eu brincaria tanto
lá no fundo do mar...


Autora: Silvana Pinheiro Taets


Atividade Proposta: Depois de recitar a poesia "Se eu fosse..." de Silvana Taets, para a turma do 2º ano C, da Profª Patricia, perguntei para eles quem tinha aquário em casa, se eles pescavam peixinhos e se achavam certo matarem os peixinhos para comerem. Também, foi refletido junto do projeto que a escola estava trabalhando, sobre " Meio ambiente" os danos que fizemos quando atiramos lixo na rua. Prejudicando o: meio ambiente, rios, peixinhos, nós seres humanos e entres outras coisas. Por fim, perguntei para eles se eles fossem um peixinho o que eles pediriam para os seres humanos? Foi dado então o desenho de um peixinho para eles pintarem, após tiramos fotos dos rostos dos coleguinhas para ser a cabecinha do peixinho. Adoram a atividade, nos divertimos muito nesta tarde!

OBS: Quero agradecer mais uma vez, a diretora Alexandra, da escola de São Paulo, que disponibiliza para os educadores proposta riquíssimas para desenvolvermos com os alunos. Sempre no desespero ( por falta de tempo, pela faculdade) entro no seu blog, e pego exemplos que posso desenvolver em meu projeto! Lembrando que proposta assim, acho legal dividirmos para socializarmos ideias fantásticas, pois, quando se é guardada ficando somente para nós, acabamos sendo egoísta  Cito aqui o seu blog, para quem queira conferir o seu trabalho: http://sempreeraumavez.blogspot.com



Poesia - A Joaninha


A Joaninha
com suas pretas pintinhas
e seu corpo de brasa acesa
é uma graça, uma beleza.
É a coisa mais fofinha
de toda a natureza.

Sabendo de sua beleza,
a Joaninha se olha no espelho
cheia de vaidade
e ajeita bem as pintinhas
como se fosse à cidade.

A Joaninha
tá gordinha,
mas dá gosto de ver,
dia e noite,
noite e dia,
não pára de comer.

A Joaninha
só tem grande medo
quando vê um passarinho.
Pra se salvar, a Joaninha
também tem o seu segredo:
solta logo um cheirinho
que tonteia o passarinho.

Elias José


Atividade Proposta: Após recitar para a turminha do 1º ano, da Profª Celoina, a poesia " A Joaninha, de Elias José, perguntei para eles se eles já tinham visto uma joaninha, como eles imaginassem ser essa joaninha da poesia, que cor essa era? logo pintaram e criaram sua joaninha em um círculo de papel dado a eles. E por fim, o que será que a Joaninha soltou no final da poesia? Saiu de tudo, e quero que você seguidor ajude-nos a descobrir! Esperamos seu comentário.



segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Contando histórias, a partir de imagens.

Hoje me surpreendi com a atividade que propus com os alunos, com  baseamento na leitura do livro " Ler e Escrever, muito Prazer! de Beatriz Cardoso e Madza Ednir", em que comprovei o sucesso dos métodos que elas utilizam com seus alunos. No qual, o professor ao tentar conhecer a bagagem cultural do aluno, verá o que o mesmo pode trazer para acrescentar em suas aulas. A atividade proposta foi, a escolha individual de uma historinha e a leitura em dupla para seus colegas, mas para minha surpresa eles pegaram os fantoches e arrasaram! Comecei aescrever o que eles iam contando e vejam no que deu:

Obs: esses alunos são de uma turma em que a maioria possui dificuldades na leitura, então a leitura dessa atividade foi das imagens.


O rei e a princesa

A bruxa tava dando uma flor para o rei, a bruxa transformou ele num lobisomem, e a rainha e o rei foram para a floresta, e a rainha levou uma flor para o rei, a rainha deu uma flor para o rei e começaram a dançar, e o rei pediu ela em casamento, depois casaram e acabou.

Dionatan 2º C



A cabeça quadrada

Era uma vez, um menino tocando violão, e um cachorro e o passarinho. Ele estava na cola do cachorro. Tinha um balcão, e tinha uma xícara encima dela, e um gato e um cachorro estavam na floresta. Também tinha cinco meninos e cinco meninas, seis bolas e oito bonecos, por ultimo nove sorvetes e dez balões.

Roberta e Andrielly 2º C


Pata e Patão


Era uma vez uma velhinha tava dando uma flor pro rei, o lobisomem veio se assustou do rei. Chegou a rainha sentada lendo o livro Pata e Patão. Havia um homem beijando uma mulher, tinha um cavalo branco comendo capim.

Larissa e Patrick 2º C





A bela e a fera

Era uma vez a bela e a fera, ela fazia comida gostosa: arroz, feijão e salada, e a fera deitada doente ( tah com anemia) depois a fera melhorou e eles marcaram o casamento ( foi ontem na igreja, teve festa. tinha muita gente, a roupa da fera era verde e a bela se casou de branco, teve bolo e salgadinho).E saíram da igreja e jogaram arroz neles, e depois viveram feliz para sempre.

Maickel e Maxsuel - 2º ano A



Mula sem cabeça e com cabeça

A mula sem cabeça pegou fogo na sua cabeça, porque ela se meteu onde não devia, a mula com cabeça quebrou a cabeça para ficar igual a sua amiga, a sem cabeça. Apareceu depois o saci pererê e a linguinha, eles moram na Lucas e no Multirão. Fim!

Alisson e Rafael- 2ºano A









sexta-feira, 22 de julho de 2011

Brincar EbAAaA!!!


"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem." ( Carlos Drummond de Andrade )






Fantoches Reciclaveis

   No mês de julho trabalhamos com o projeto da escola " Meio ambiente e Cidadania" então nossos momentos de leitura foi super divertido. Um deles, foi a confecção feita por mim e os alunos dos fantoches feito com caixinhas de leite, onde tirei o modelo de um blog " Educadoras na web" e resolvi também socializar essa ideia fantástica! Irei postar fotos deles brincando com os fantoches, na volta das férias, pois não conseguimos montar os fantoches a tempo.

 

Passo a passo fantoches de caixa de leite.

Como fazer um fantoche de Caixa de Leite

Para fazer esse fantoche você vai precisar de:
  • caixas de leite longa vida
  • lã ou papel crepom
  • folha de papel pardo ou coloridas
  • cola
  • papel sulfite
  • fita crepe ou durex
  • tesoura
1) Lave a caixa de leite e recorte 1 lateral, 1 frente e 1 lateral,


2) Abra-a e dobre como se fosse fantoche, testando, colocando suas mãos na abertura

3) Cole com uma fita crepe as abinhas e encape com papel pardo ou outro tipo de papel.
E na parte interna, cole papel vermelho .
4) Pronto? Ficou assim?

Faça olhinhos, narizinho e boquinha e cole-os.
Cole o cabelinho que pode ser lã ou papel crepom.


5) Você pode incrementar fazendo filhotinhos com caixinhas menores
de remédio ou puro-purê...
ou fazer animaizinhos como sapinhos, ovelhas, etc.

6) Agora treine com o seu fantoche.
As crianças gostam muito disso.
OBS: Essa matérias foi tirado de um blog, onde tem idéia fantastica! Parabéns para as educadoras na web, vocês são show! 
Link do blog: http://educadoras-web.blogspot.com/

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Apresentação do Projeto.

Foi realizada no dia 09 de junho de 2011, a "I Semana Acadêmica de Letras", na Universidade Federal do Pampa, foi apresentado o projeto " Experiências de Leitura, formação do leitor" das coordenadoras  Prof. ª Ms Cátia Goulart e Prof. ª Ms Ida Marins, no qual, projeto esse que desenvolvo na Escola. Então, foi a primeira apresentação em um evento grande, peço desculpa ao que compareceram e notaram o meu nervosismo( hehehehe). Aproveitando para agradecer a presença da professoras:  Ida Marins, que tem sido muito gentil nas orientações; Cátia Goulart, que mesmo não estando presente (por outros motivos) sempre me apoio, e alimenta esse meu sonho;  Eliani e Celoina, da escola Sampaio que me deram o maior apoio, na hora tão importante para mim; as colegas Nathália e Virginia, ambas colegas de aula que estava presente na apresentação; ao grande amor da minha vida, que está sempre comigo nas horas em que necessito apoio; a colega Daniele Rodales, que apresentou comigo o projeto. E claro, a minha base, minha família,  que torce pelo meu sucesso e  Deus que está sempre comigo!




Trabalhando com " Meio Ambiente"

A escola desenvolve projetos com assuntos importantes para ser trabalhado com os alunos, esse bimestre será : Meio Ambiente. Com isso, já vem sido realizado com o meu projeto, o CINE SAMPAIO, então, passei para os alunos o desenho "Turma da Mônica, economizar água", por fim conversamos sobre a importância da água em nossa vida, tempo de demora no banho e aspectos relevantes sobre a temática.