quarta-feira, 20 de abril de 2011

Que mundo é esse?

Que mundo é esse que as crianças vivenciam? Ao começar a hora da leitura, espalhei no chão, diversos livros infantis, para que eles escolhessem do interesse deles. Foi então que, ao escolherem comecei a ler um por um os livrinhos deles. Após as pausas de cada historinhas, fui já perguntando a eles como seria o final da historinha? Podendo assim, trabalhar com a imaginação deles, foi assim que a atividade aconteceu. Em seguida, pegaram livros, e em grupos diferentes, um coleguinha foi contando a historinha para os outros do mesmo grupo. Suas imaginações voaram dentro do mundo das fadas, gnomos e duendes, diríamos que é neste mundo que eles precisam vivenciar. Após montamos nosso teatrinho, para trabalharmos com fantoches, com historinhas criadas por eles! Foi esse o momento que pude trabalhar com os anjinhos do Pré-Tarde.



terça-feira, 19 de abril de 2011

Trabalhando com Poesia.

Como dizia o poeta José Paulo Paes, poesia é brincar com as palavras e foi esse o nosso trabalho, nesse mês de Abril. Em que eles conheceram versos, poesia e já criam alguma coisa. Foi trabalhado com uma amplitude de poetistas, dos mais consagrados, ao mais recentes descobertos. Os alunos do 4º ano A,  já brincaram um pouquinho de poesia, com seus sentimentos,vejam só!


Não te dou uma rosa,
porque tem espinho.
Mas te dou o meu amor,
com muito carinho.

Tairla Novisk, 4ºano A

Poesia de Romance

Poesia de romance, é como viver um amor,
as vezes da tudo certo.
Mas as vezes da tudo errado,
mas o romance é mais durável.
Do que o amor.

Patrick Santana Pereira, 4ºano A

Amor é...

O amor é amizade,
o amor torna paixão.
A amizade torna carinho,
o amor também torna lua e sol.

Camilia, 4ºano A

Amizade.

Amizade é fazer amigos com as pessoas,
é saber dividir segredos.
Amizade é fazer bem para as pessoas,
é saber contar com ela.

Emanuele, 4ºanoA

Amizade é...

Amizade é bom demais,
e bom por que pode contar coisas.
Pois podemos brincar de boneca,
com nossas amiguinhas.

Pati, 4ºano A

Namorar é..

Namorar é amar,
com amor.
É sentir uma relação,
confiavél  e respeitadora.

Jheimilly Alves, 4ºano A

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Cine Sampaio.

No final de cada mês estamos realizando na escola, o Cine Sampaio. Pois, será o momento de assistirmos desenhos, ou filmes na escola. Com isso eles terão um amplo conhecimento de textos, para que possam mais tarde tornarem leitores com capacidade de fazerem uma auto-crítica de um texto. No final do desenho, realizamos atividades com o cd do " Patati e Patatá", para trabalharmos a expressão corporal e motora.




Criando tirinhas em quadrinho!

Comecei o projeto com textos curtos, já que esses alunos não possuem o hábito de leitura, para isso, escolhi o gênero textual: História em Quadrinhos. Eles ao conhecerem o que é uma história em quadrinho e lido diversas, estava na hora de eles criarem suas histórias. Foi então que começaram a imaginar seus textos, junto de muita imaginação e criatividade. 




Ler é bom; Criar histórias, é melhor ainda!

Neste dia, depois de contar histórinha em Gibi, foi a vez deles me contar  histórinhas! Escolheram livrinhos da biblioteca da escola, e em grupos foram apresentando suas histórinhas para mim,e os colegas!Mesmo não tendo conhecimento de leitura, ao olharem para as cenas, foram criando suas histórias.


Conhecendo a Turma da Mônica.

Os aluninhos do Pré-Tarde, conheceram os personagens da Turminha da Mônica, contamos a historinha em quadrinhos. Não imaginei o quanto seria proveitoso, pois eles acharam muito engraçado o fato da Magali comer tanto! Ficaram observando o Cebolinha falar "diferente". Após foi dado os personagens para eles pintarem e colarem papéis amassadinho de crepom, ficaram lindos os trabalhos!


Cantinho de Leitura.

O cantinho da Leitura foi criado, com o objetivo de tirarmos os alunos da sala de aula, para um ambiente, mais prazeroso e adaptado para eles. Tornando a hora de leitura, um momento de conhecimento e criatividade, em que, o mundo imaginário entra nesso espaço!



segunda-feira, 11 de abril de 2011

Trabalhando com Gibi....

 Trabalhando com Gibi.


Começamos o mês de março trabalhando com gibis, pois , ao notar o não hábito de leitura, ficaria mais agradável para eles, uma leitura menor.Então conheceram os personagens da " Turma da Mônia, suas características, e o que seria uma história em quadrinho. Logo, foi dado uma sequência( tirinha de histórinha) para eles montarem a lógica com início, meio e fim. Foi bem aproveituoso o trabalho, pois, suas criatividades eram algo inesperável, por mim!