quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O incentivo vem da sala de aula também

Parabenizo novamente, pelo incentivo que a Profª Marizete promove em seus alunos durante suas aulas pela leitura. Aperto de novo a tecla sobre a importância quando se é trabalhado em aula atividades de leitura, diferença essa que é notada ao entrar na hora da leitura na sala para desenvolver o projeto com eles.




Lenda e atividades " O Negrinho do Pastoreio"

Lenda do Negrinho do Pastoreio



Atividades:

Após contar a lenda do Negrinho do Pastoreio para a turminha dos 2º anos, conversamos sobre a mesma, se eles tinham fé em alguma santinha, se hoje em dia eles ainda vê crianças trabalhando como o personagem da lenda.  Foi dado a eles uma queba-cabeça do Negrinho do Pastoreio, para eles pintarem e recortarem. Já com a turma da Profª Margarete, foi realizada a atividade com a figura do personagem, onde eles colaram pedacinhos de papel crepom sobre o corpo do Negrinho do Pastoreio.

Turma 2º ano B





 Turma do Pré-Tarde

Atividade: Com a turma do Pré-Tarde da Profª Cintia, foi diferente, contamos a lenda do Negrinho do Pastoreio, e conversamos um pouco se eles tinham visto o personagem pelos campos da cidade, o que eles achavam do estancieiro que maltratava o negrinho, e por fim eu e a profª confeccionamos com os alunos o cavalinho de pau, para eles brincarem de disputar corrida, parecido com a lenda contada. Eles amaram, aquele momento na sala foi de brincadeira e diversão.



Turma 3ºano A








4º ano A e 5º ano A_ A turma da professora Marizete e Valéria, após conhecerem a lenda do Negrinho do Pastoreio, eles refletiram se há ainda o trabalho infantil em nosso país, muitos acreditam que não existe mais, somente naquele tempo existia. Então passei um video, retirado do youtube mostrando o cenário que ainda existe do trabalho infantil no Brasil. Foi então que sugeri a realização de anúncios para colarmos na escola sobre o " NÃO AO TRABALHO INFANTIL". Adoraram fazer os anúncios, falta somente colarmos pela escola os anúncios.



sábado, 20 de agosto de 2011

Contadores de Histórias

Os alunos do 2º ano B, da Profª Begssie, adoram ler no momento da leitura comigo, talvez ,seja pela motivação e incentivo que a mesma dá a eles, pois, seguidamente quando estou na biblioteca separando materiais para o projeto, um grupinho de alunos se encontra pegando livrinhos e colocando em um cesto para eles lerem em aula. Parabenizo mais um vez, essa professora que visualiza esse papel importante do incentivo a leitura, reconhecendo que melhorará as competências na língua materna, e também em todas as matérias dada por ela. Formando também um leitor crítico, que enxergará um novo mundo, uma nova sociedade! Parabéns Begssie.


Se eu fosse... Autora: Silvana Pinheiro Taets

Se eu fosse...

Se eu fosse um peixinho
e soubesse nadar
eu brincaria tanto
lá no fundo do mar...


Autora: Silvana Pinheiro Taets


Atividade Proposta: Depois de recitar a poesia "Se eu fosse..." de Silvana Taets, para a turma do 2º ano C, da Profª Patricia, perguntei para eles quem tinha aquário em casa, se eles pescavam peixinhos e se achavam certo matarem os peixinhos para comerem. Também, foi refletido junto do projeto que a escola estava trabalhando, sobre " Meio ambiente" os danos que fizemos quando atiramos lixo na rua. Prejudicando o: meio ambiente, rios, peixinhos, nós seres humanos e entres outras coisas. Por fim, perguntei para eles se eles fossem um peixinho o que eles pediriam para os seres humanos? Foi dado então o desenho de um peixinho para eles pintarem, após tiramos fotos dos rostos dos coleguinhas para ser a cabecinha do peixinho. Adoram a atividade, nos divertimos muito nesta tarde!

OBS: Quero agradecer mais uma vez, a diretora Alexandra, da escola de São Paulo, que disponibiliza para os educadores proposta riquíssimas para desenvolvermos com os alunos. Sempre no desespero ( por falta de tempo, pela faculdade) entro no seu blog, e pego exemplos que posso desenvolver em meu projeto! Lembrando que proposta assim, acho legal dividirmos para socializarmos ideias fantásticas, pois, quando se é guardada ficando somente para nós, acabamos sendo egoísta  Cito aqui o seu blog, para quem queira conferir o seu trabalho: http://sempreeraumavez.blogspot.com



Poesia - A Joaninha


A Joaninha
com suas pretas pintinhas
e seu corpo de brasa acesa
é uma graça, uma beleza.
É a coisa mais fofinha
de toda a natureza.

Sabendo de sua beleza,
a Joaninha se olha no espelho
cheia de vaidade
e ajeita bem as pintinhas
como se fosse à cidade.

A Joaninha
tá gordinha,
mas dá gosto de ver,
dia e noite,
noite e dia,
não pára de comer.

A Joaninha
só tem grande medo
quando vê um passarinho.
Pra se salvar, a Joaninha
também tem o seu segredo:
solta logo um cheirinho
que tonteia o passarinho.

Elias José


Atividade Proposta: Após recitar para a turminha do 1º ano, da Profª Celoina, a poesia " A Joaninha, de Elias José, perguntei para eles se eles já tinham visto uma joaninha, como eles imaginassem ser essa joaninha da poesia, que cor essa era? logo pintaram e criaram sua joaninha em um círculo de papel dado a eles. E por fim, o que será que a Joaninha soltou no final da poesia? Saiu de tudo, e quero que você seguidor ajude-nos a descobrir! Esperamos seu comentário.



segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Contando histórias, a partir de imagens.

Hoje me surpreendi com a atividade que propus com os alunos, com  baseamento na leitura do livro " Ler e Escrever, muito Prazer! de Beatriz Cardoso e Madza Ednir", em que comprovei o sucesso dos métodos que elas utilizam com seus alunos. No qual, o professor ao tentar conhecer a bagagem cultural do aluno, verá o que o mesmo pode trazer para acrescentar em suas aulas. A atividade proposta foi, a escolha individual de uma historinha e a leitura em dupla para seus colegas, mas para minha surpresa eles pegaram os fantoches e arrasaram! Comecei aescrever o que eles iam contando e vejam no que deu:

Obs: esses alunos são de uma turma em que a maioria possui dificuldades na leitura, então a leitura dessa atividade foi das imagens.


O rei e a princesa

A bruxa tava dando uma flor para o rei, a bruxa transformou ele num lobisomem, e a rainha e o rei foram para a floresta, e a rainha levou uma flor para o rei, a rainha deu uma flor para o rei e começaram a dançar, e o rei pediu ela em casamento, depois casaram e acabou.

Dionatan 2º C



A cabeça quadrada

Era uma vez, um menino tocando violão, e um cachorro e o passarinho. Ele estava na cola do cachorro. Tinha um balcão, e tinha uma xícara encima dela, e um gato e um cachorro estavam na floresta. Também tinha cinco meninos e cinco meninas, seis bolas e oito bonecos, por ultimo nove sorvetes e dez balões.

Roberta e Andrielly 2º C


Pata e Patão


Era uma vez uma velhinha tava dando uma flor pro rei, o lobisomem veio se assustou do rei. Chegou a rainha sentada lendo o livro Pata e Patão. Havia um homem beijando uma mulher, tinha um cavalo branco comendo capim.

Larissa e Patrick 2º C





A bela e a fera

Era uma vez a bela e a fera, ela fazia comida gostosa: arroz, feijão e salada, e a fera deitada doente ( tah com anemia) depois a fera melhorou e eles marcaram o casamento ( foi ontem na igreja, teve festa. tinha muita gente, a roupa da fera era verde e a bela se casou de branco, teve bolo e salgadinho).E saíram da igreja e jogaram arroz neles, e depois viveram feliz para sempre.

Maickel e Maxsuel - 2º ano A



Mula sem cabeça e com cabeça

A mula sem cabeça pegou fogo na sua cabeça, porque ela se meteu onde não devia, a mula com cabeça quebrou a cabeça para ficar igual a sua amiga, a sem cabeça. Apareceu depois o saci pererê e a linguinha, eles moram na Lucas e no Multirão. Fim!

Alisson e Rafael- 2ºano A