sexta-feira, 27 de maio de 2011

O melhor lugar para iniciar a leitura!

Estão de parabéns as professoras Begssie e Marizeti pela iniciativa de tornar a sala de aula também um cantinho de leitura.  Sendo fundamental esse espaço não somente em uma biblioteca ou em um ambiente adequado, mas, principalmente com a ajuda dos professores em sala de aula. Pois, apenas um encontro semanal de 1 hora, é pouco para ser trabalhado encima desse desinteresse de leitura pelos alunos.




O peixe e sua casinha!

O Peixe e sua casinha

A historinha "O peixe e sua casinha" trás as aventuras do Peixe Brás em um livro repleto de brilho! Com esta história,os alunos também compreenderá a importância de não jogar lixo nos rios, lagos, riachos e no meio ambiente! Após a leitura com os alunos, foi levado para a escola um peixinho de E.V.A, podendo os alunos dramatizarem a historinha  em sala de aula. Outro momento foi dividido em grupos: meninos e meninas, indo no  pátio da escola para recolherem os lixos  jogados pelos alunos que não reconhecem o dano causado pelo lixo ao meio ambiente!












segunda-feira, 16 de maio de 2011

Trabalhando em Grupo!

A proposta hoje foi diferente, a partir dessa aula os alunos começaram ter o gostinho prazeroso de lerem para os colegas, tendo o hábito de leitura e irem treinando a oralidade. Dividimos em grupos de quatro, tendo em cada grupo um líder, que cuidará do seu grupo para haver silêncio e comprometimento. E também para capitar a mensagem principal do livro com o grupo, e saber ler em voz alta para sua equipe. Após lida para o grupo as histórias escolhidas por eles, é hora de organizarmos em silêncio, para as apresentações de historinhas.Todos quiseram ouvir as histórias dos outros, e prestaram a atenção devidamente, como deveria ser! 5º ano A da professora Valéria, estão de parabéns!!!Vocês são show!!!!!


Um pé de feijão, caiu no chão e João e o pé de feijão!

Foi lida a historinha do "João e o pé de feijão e Um pé de feijão, caiu no chão" para eles fazerem assimilação das histórias, que são parecidas.Trabalhamos com reconto, em que eles me recontaram a historinha "Um pé de feijão, caiu no chão", livro esse que é contado através de imagens, para os alunos contarem e darem seu final. Após foi trabalhado o imaginário deles, pois queríamos ter um pé de feijão, parecido com o da historinha,  então plantamos feijão em um algodão para cuidarmos, podendo assim crescer até o céu, igual o da historinha (rsrsrsrsrs).Ficaram na ansiedade para acompanharem o crescimento!

A ovelha rosa, da Dona rosa...

A leitura começou com uma rodinha onde debatemos se os colegas tinham algum preconceito com algum aluno. Pois iriamos tratar de diferenças hoje na leitura, onde o livrinho "A ovelha rosa, da Dona rosa" fala de uma ovelhinha que sofria preconceito, por ser rosa!Que não brincava com ninguém, pois, todas as ovelhinhas e amiguinhas riam dela, por ela ser diferente! Os alunos amaram o livro , no qual, as imagens se movimentam, ficavam na espera da próxima imagem.E muitos sentiram pena da ovelhinha,  tinham maior dó dela. Rendeu muito a hora da leitura e o debate foi bem divertido, fazendo ser trabalhado esse assunto que precisa ser questionado em sala de aula!


Livro: Se as coisas fossem mães, de Sylvia Orthof

Trabalhamos na semana do dia das mães com o livro " Como se fosse mães, da autora Sylvia Orthof, lemos juntos a historinha e  conhecemos os significados da palavra mãe, e comparamos nossas mães com objetos que faz lembra essa pessoa, que tanto amamos!Mas lembrando que no livro aponta, que nem toda mãe, é aquela que gera, e sim aquela que cria e que nos oferece carinho. Amaram as comparações que o livro faz, e as imagens proposta pelo ilustrador! Após ouvindo a música do compositor Toquinho (O caderno) desenharam suas comparações, podendo assim ser dado para elas.